A Origem da Culinária Árabe

A Origem da Culinária Árabe

A Origem da Culinária Árabe

A lista de delícias da culinária árabe é muito extensa. Seu tempero especial está presente desde a confeitaria até nas receitas de pratos principais com carne. Os árabes também são famosos pela sua panificação e o pão sírio é o melhor exemplo disso.

Com raízes milenares, a cozinha árabe nos dá ensinamentos de como lidar com cada ingrediente, tempero e bebida. Desde a época mesopotâmica essa culinária com forte personalidade ainda reflete na atual gastronomia da região.

Os primeiros hábitos alimentares da população do território da Arábia se baseavam em trigo, cevada, tâmaras, carne, arroz e alguns produtos derivados do leite (similares ao nosso iogurte). Com o tempo, povos semitas indígenas que vinham da península avançavam para o Oriente Médio, trazendo mais diversidade aos ingredientes da comida árabe.

Foram localizados documentos no palácio de Mari em Tell Hariri, localizado na Síria, com declarações do período entre os anos de 1800-1700 a.C. sobre variedade de alimentos, modo de preparo e a definição de que a culinária árabe é a mais antiga do mundo. Esses documentos também descreviam os diversos utensílios que eram usados para preparação dos alimentos.

Muitos ingredientes eram fervidos em água, misturados em gordura e assados na brasa ou vapor. Cardápios que tinham carne vermelha como base eram provenientes de boi, vaca, cervos e cabras. Já as aves e peixes eram grelhados ou tostados. A conservação dos alimentos era feita por meio de salmoura — com sal e azeite. Os trabalhadores se alimentavam de frutas, como uvas, pêssegos e figos, além de sopas com pepinos, raízes e nabo. Os mesopotâmicos eram grandes apreciadores de diversos tipos de queijos, cervejas e vinhos. Os muçulmanos que viviam no deserto tinham uma alimentação mais simples, composta por carnes, alguns poucos vegetais e raríssimo consumo de peixe.

Os momentos das refeições eram e ainda são verdadeiros rituais que representam comunicação e encontro familiar. A variedade e a fartura faziam parte da rotina, e a mesa cheia e decorada servia para homenagear os convidados. Era a forma que o anfitrião utilizava para agradar as suas visitas. Para isso, o dono da casa preparava banquetes e os visitantes tinham o hábito de demonstrar grande satisfação pelo gesto.

 

A leitura deu fome? Peça agora pelo nosso aplicativo e tenha desconto!

Google Play | App Store

Horário de funcionamento

Seg:
11:00
15:00
Ter - Qui:
Almoço
11:00
15:00
Jantar
17:00
23:00
Sex - Sáb:
11:00
00:00
Dom:
18:00
23:00

Contato

Nosso telefone:
(19) 3461-7236
Redes sociais: